THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Gerando Flores: Significado da palavra "empatia".Você já viveu isso?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Crianças Superdotadas....


O termo superdotação não é mais utilizado para descrever uma pessoa com um nível de inteligência mais elevado mas sim pessoal com altas habilidades. Mas o termo superdotação ainda chama a atenção porque é uma referência forte ao sentido da inteligência mais elevada.

Como identificamos se alguém possui altas habilidades?

1 – Desde criança são curiosas perguntam demais ,tudo é motivo de interrogação. Muitas vezes são inquietas apresentam dificuldades para dormir mas também podem apresentar um pouco de timidez uma vez que estão elaborando pensamentos complexos que os outros não entendem.


2 – Demonstram tendências fortes para a matemática para a música para a literatura,artes em geral,se destacam precocemente em algum setor. As vezes podem ser consideradas extravagantes excêntricas,mas isto não é regra.

3 – Podem apresentar dificuldades na escola,pois os assuntos são desinteressantes para elas uma vez que são criativas e a escola não trabalha este lado. A criatividade é bastante acentuada nas pessoas com altas habilidades.

4 – As vezes apresentam dificuldades nos relacionamentos pessoais porque é difícil manter diálogo com pessoas que não possuem um bom conhecimento geral.

5 – Nem sempre as pessoas com altas habilidades possuem inteligência para todos os campos das diversas ciências. Isto é um mito. A tendência é expandir a inteligência em diversas áreas,mas se destaca em uma ou duas. Nem todo mundo nasce com o QI de Leonardo da Vince.

6 – Estão sempre ocupadas com algo que acham interessante. Algumas se interessam por várias coisas ao mesmo tempo e as estudam sistematicamente.

7 – O pensamento é ágil,muitas vezes,suas respostas fogem do padrão.

8 – Buscam a autonomia e a independência mais cedo do que as outras pessoas. Gostam de se sentir livres para produzir suas idéias.

9 – A personalidade da pessoa com altas habilidades irá variar de pessoa para pessoa,entretanto poderá ou não apresentar características de perfecionismo,obstinação,isolacionismo,insegurança entre outras emoções próprias de qualquer ser humano.

10 – As altas habilidades podem estar a serviço de alto ideais ou não. Isto depende de vários fatores: família,apoio social,personalidade,história de vida da pessoa,grupos sociais em que convive,etc. É um mito considerar com toda pessoa com altas habilidades será boa,honesta,ética,justa,etc.

11 – Pessoas com altas habilidades que ficaram na história (vamos lembrar apenas as que contribuiram positivamente): Madame Curie,Freud,Carl ,Jung,Ghandi,Madre Tereza de Calcutá,entre outros.

0 comentários: