THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

Gerando Flores: Significado da palavra "empatia".Você já viveu isso?

domingo, 14 de dezembro de 2008

Significado da palavra "empatia".Você já viveu isso?



A palavra empatia tem a sua origem na linguagem grega – empatheia, que significa tendência para sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas, vivenciadas por outra pessoa.Na empatia há maior compreensão e envolvimento.
Um dicionário diz que empatia é a “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer”. Ela também é descrita como a capacidade de se colocar na situação de outra pessoa, a empatia exige acima de tudo que compreendamos a situação da outra pessoa e depois que compartilhemos os sentimentos que essa situação lhe causa, a empatia envolve sentirmos a dor da outra pessoa em nosso coração.
Empatia, por sua vez, é olhar com o olhar.do outro, é considerar a possibilidade de uma perspectiva diferente da sua. A falta de empatia é desconsideração, é não permitir diferentes percepções. A falta de empatia desconsidera a pessoa em si, os seus valores, o seu sistema de crenças ou os seus desejos. Para alguns a Empatia refere-se a Estética, e não a Ética propriamente dita. Em suma, a Empatia é sentir-se como se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por uma outra pessoa.

2 comentários:

CANTINHO FELIZ! disse...

OI MENINA !!!ESTIVE ANDANDO PELO SEU BLOG... E A "EMPATIA" FOI LOGO DE CARA... RSRSRSSS!!! VI O QUANTO VC É UMA PESSOA SENSÍVEL E LIGADA A SUA FAMÍLIA, GOSTEI DISSO.CHOREI EM UMA DAS HOMENAGENS QUE FEZ A SUA MÃE, ME TOCOU O CORAÇÃO (SOU CHORONA).VOU ESTAR SEMPRE AQUI TE ACOMPANHADO, POSSO? UM ABRAÇO! FIQUE COM DEUS!

Rose Marie disse...

Olá minha querida nova amiga virtual!
Primeiro obrigada pelo menina!Ficarei muito feliz em ter sua companhia aqui sempre comigo.
Um Feliz Natal pra você e um ano novo de muita paz e sabedoria.
Quero te adicionar como seguidora de meu blog, assim como seguir o teu!
Um beijo e obrigada!
Rose Marie